A PALAVRA DO PÁROCO - JANEIRO/2018

Queridos paroquianos, desejo que 2018 seja muito abençoado!

Na origem do tempo, Deus abençoa a humanidade com a vida. A bênção divina é o sopro existencial que possibilita a vida na terra, seja vida vegetal, animal e, principalmente, a vida humana. A criação do mundo (Gn 1-2), na Teologia Bíblica, é a grande bênção divina que perdura no tempo e no espaço. Na narrativa da criação, Deus é apresentado como o abençoador, aquele que abençoa, que é a fonte da vida em toda a sua criação. Assim, por exemplo, Deus abençoa os animais e concede-lhes o dom da multiplicação da vida (Gn 1,22). A bênção, portanto, não se resume a um momento ritual, como fazemos em nossas Liturgias, mas é algo continuamente dinâmico, que se manifesta na continuidade da vida. Cada novo ser que nasce na terra, qualificadamente com a vida humana, pelo amor que a envolve, é bênção divina descendo à terra.

A grande bênção divina, qualificada pelo amor, é dirigida ao casal humano. Deus abençoa o início da vida humana, soprando sua vida nas narinas do homem e da mulher, para que tenham a plenitude da vida em suas vidas (Gn 2,3). Por isso, sempre no contexto Bíblico, a bênção divina tem uma finalidade bem específica: oferecer a vida plena ao homem e à mulher. O homem e a mulher são abençoados com o derramamento da própria vida divina em suas vidas humanas. Se toda a criação é a grande bênção da vida divina oferecida à humanidade, em Jesus esta bênção se torna humana, pelo Mistério da Encarnação. Tudo aquilo que Jesus realiza, como por exemplo, os milagres, mas também o anúncio do Reino, a evangelização, é bênção divina sendo semeada na terra.

Neste ano de 2018 queremos intensificar a missão de visitar as famílias da Paróquia, para isso contamos com todos os missionários e agentes de pastoral. Vamos priorizar também o início do curso de teologia para agentes de pastoral que começará no dia 20 de fevereiro. 2018 também será o aniversário de 25 anos da obra social “Sopão” e por isso no mês de setembro faremos uma celebração de agradecimento juntamente com uma grande festa em homenagem ao 25º aniversário.

Por fim, já estamos organizando a festa da nossa Padroeira: Nossa Senhora de Lourdes. Queremos convocar todas as pastorais, grupos e movimentos para unirmos e rezarmos juntos o tríduo e a solenidade:

08/02 - Quinta-feira (missa às 19h) – Primeiro dia do Tríduo: Nossa Senhora de Lourdes, fonte de amor, rogai por nós.

09/02 - Sexta-feira (missa às 19h) – Segundo dia do Tríduo: Nossa Senhora de Lourdes, auxílio dos cristãos, rogai por nós.

10/02 - Sábado (missa às 18h) – Terceiro dia do Tríduo: Nossa Senhora de Lourdes, conforto dos sofredores, rogai por nós.

11/02 - Domingo – Mater Ecclesiae: “Eis o teu filho! (…) Eis a tua mãe!” E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua (Jo 19, 26-27). Missas 7h; 9h; e 19h (liturgia dominical); 11h (missa solene de Nossa Senhora de Lourdes com benção aos enfermos)

Que Nossa Senhora de Lourdes nos Acompanhe neste ano de 2018! Amém.

Frei Alcimar Fioresi,OAR.