O QUE É O YOUCAT?

1 – Um pequeno histórico: do Concílio Vaticano II ao Youcat

Após o Concílio Vaticano II, muitos já não sabiam ao certo em que os cristãos acreditavam. O papa João Paulo II tomou uma decisão audaz: que bispos de todo o mundo escrevessem um livro que pudesse apresentar em que a Igreja Católica crê.

Confiou ao Cardeal Joseph Ratzinger a missão de coordenar os trabalhos destes bispos, fazendo com que contribuições vindas de bispos de lugares tão diferentes, pudessem integrar-se e formar um verdadeiro livro.

Este livro foi construído com cerca de três encontros anuais, durante uma semana inteira, discutindo cada parte do livro que ia nascendo. O Catecismo da Igreja Católica foi feito com uma estrutura retirada da experiência catequética: "Em que cremos"; "Como celebramos os mistérios cristãos"; "A vida em Cristo"; "Como devemos orar".

Durante a composição do livro, percebeu-se as diferenças continentais, culturais e etários. Então segundo o Papa Bento XVI, ficou claro que era necessário "traduções", para melhor tocar as pessoas.

No dia 11 de Outubro de 1992, o Papa João Paulo II entregava aos fiéis de todo o mundo o Catecismo da Igreja Católica.

No dia 28 de Junho de 2005, Bento XVI apresenta o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica que espelha fielmente na estrutura, nos conteúdos e na linguagem o Catecismo da Igreja.

Surgiu a necessidade de traduzir na linguagem dos jovens.

Sob a orientação do Arcebispo de Viena, Christoph Schonborn, surgiu então um Catecismo Jovem. O YOUCAT é uma abreviatura de Youth Catechism (Catecismo Jovem), que baseado no Catecismo da Igreja Católica, está escrito para jovens que querem saber em que acreditam. Foi lançado em Agosto de 2011 na Jornada Mundial da Juventude de Madrid.

O YouCat tem a mesma estrutura do Catecismo da Igreja Católica. É composto por 527 perguntas simples, com respostas que exprimem a fé da Igreja Católica. Tem uma linguagem jovem, exemplos cotidianos. Muito colorido, com fotos, desenhos chama a atenção. Nos cantos das páginas tem diversas citações bíblicas, frases de santos e definições importantes, que dizem respeito aos temas apresentados naquela página.

No prefácio do YOUCAT o papa Bento XVI pede aos jovens: "Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquanto casal se tiverdes a namorar, formai grupos de estudo e nas redes sociais, partilhai-o entre vós na internet! Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé!".

2 - YOUCAT: O CATECISMO PARA OS JOVENS

"O YOUCAT é um instrumento ágil, compreensível e de fácil consulta, que visa acompanhar sobretudo a vocês, jovens, numa fascinante e entusiástica descoberta: nós não estamos sós! O homem, nesta belíssima aventura que chamamos 'vida', não está sozinho, mas tem um Pai: Deus, do Qual ele provém, e tem uma Mãe, a Igreja, na qual é chamado a viver".( Cardeal Mauro Piacenza- Prefeito da Congregação para o Clero no Prefácio do Livro Youcat).

"Estamos nos aproximando do grande acontecimento que irá marcar o Brasil em 2013: a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Porém, esse evento tem um antes e um depois. Para preparar todos para a JMJ Rio, a Ajuda a Igreja que sofre está lançando uma edição especial do YOUCAT Catecismo para a Juventude. Ela se destina a essa preparação imediata e a ajudar jovens a viverem o Ano da Fé. Por isso, esta edição do YOUCAT, que agora chega`às suas mãos na nova versão em português, é um marco na preparação da Jornada Mundial da Juventude Rio-2013. Ela proporciona aos jovens brasileiros a realização do desejo de Sua Santidade o Papa Beato Bento XVI de que os jovens estudem o Catecismo da Igreja Católica". (D. Orani João Tempesta, O. Cist. – Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, na Apresentação do YOUCAT).

No Posfácio do Livro YOUCAT- CATECISMO PARA A JUVENTUDE, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb - Bispo Auxiliar de Campo Grande-MS, Secretário Geral da Comissão Especial da CNBB para a JMJ Rio 2013, diz entre outras coisas o seguinte: "A nova versão do Catecismo da Igreja Católica é direcionada especialmente aos jovens. A verdade revelada por Jesus Cristo vale para todos os tempos e a Igreja, fundada por Ele como missionária por excelência da sua Verdade, se compromete em anunciar a fé e proporcionar situações para seu amadurecimento. A fé é capaz de elevar, dignificar, realizar, salvar a criatura humana num mundo nem sempre favorável a escutá-la e a aderir a tudo aquilo que realmente vale a pena saber e abraçar. Deste modo, no ano dedicado à Fé, os jovens do Brasil recebem este bonito presente da Igreja: o YOUCAT. É o mesmo conteúdo de verdade do Catecismo de 1983, com uma roupagem moderna, mostrando, assim, que a proposta da vida de Jesus Cristo é o próprio projeto do Pai que, por meio de seu Espírito rejuvenescedor, tem a capacidade de entusiasmar os jovens com as verdades de sempre em meio aos desafios dos tempos".


Papa Bento XVI apresenta o #YouCat na presença de muitos jovens.