Pároco

PÁROCO E PADRES DA PARÓQUIA

Conheça um pouco da história do pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Padre Flávio Heliton da Silva. Mais abaixo veja a lista de todos os Párocos que passaram pela nossa Paróquia.

Biografia
Padres da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes


PÁROCO: Padre Flávio Heliton da Silva – 04/02/2023

Padre Flávio Heliton da Silva nasceu na cidade mineira de Nova Rezende. Ingressou no seminário franciscano em Luzema, Santa Catarina no ano de 1995, permanecendo por três anos.

Em 2001 se transferiu para a Arquidiocese de São Paulo onde fez seus estudos de filosofia na Unifai e teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção. Em 2009 foi ordenado Diácono transitório.

Durante missa solene na Catedral da Sé, no ano seguinte, foi ordenado sacerdote por imposição das mãos do Sr. Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer como lema: “Eu te conhecia só de ouvir dizer, mas agora meus olhos te vêem! (Jó 42,5)”

Em janeiro do ano de 2010. Padre Flávio foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis – Setor Butantã. Em janeiro de 2011, foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, onde permaneceu por 6 anos.

Em dezembro de 2016, Pe. Flávio Heliton da Silva foi transferido para a Área Pastoral Comunidade Nossa Senhora Aparecida e São Joaquim no Jardim Humaitá – São Paulo/SP e nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Setor Leopoldina, onde permaneceu até 2017 quando lhe foi confiada uma nova missão, ser pároco da Paróquia Santa Mônica, no setor Pirituba.

Na Região Lapa, atuou como promotor vocacional no ano de 2013 a 2014, por três anos foi diretor espiritual da RCC para a Região Lapa.

Desde 2018, apresenta o programa Caminhos da Fé na TV Século 21 na cidade de Valinhos, SP.

Ao Padre Flávio Heliton da Silva, nossas calorosas boas-vindas!


Pe. Adalton Pereira de Castro

  •  Nasceu em Paraguaçu Paulista no ano de 1948
  •  Ordenação presbiteral no dia 7 de janeiro de 1973
  •  Vigário Paroquial de nossa paróquia desde Fevereiro de 2024

Biografia completa:

Nasceu em Paraguaçu Paulista numa família católica em 1948. Fez os primeiros estudos em sua cidade natal onde teve uma infância simples normal e feliz. Aos 11 anos, em 1959, foi estudar no Colégio Dom Bosco. Dali transferiu se para o Colégio Salesiano Domingos Savio em Lucélia, também no interior paulista, onde cursou o ginásio. Em 1965 foi para o Seminário Diocesano São José em Assis concluindo aqui o colegial, hoje curso médio. Em Mariana, Minas Gerais, no Seminário Maior São José, faz o curso de filosofia, começando em seguida no meu local a teologia. Mas por divergências de visão pastoral e eclesial, uma vez que as renovações do Concílio Vaticano II estavam em ebulição na Igreja, deixa essa instituição e vai para Petrópolis, Rio de Janeiro, concluir todo o curso de teologia no Instituto dos Franciscanos. Tudo feito se ordena presbítero no dia 7 de janeiro de 1973 na catedral diocesana do Sagrado Coração de Jesus em Assis, SP, pela imposição das mãos de Dom José Lázaro Neves, um santo bispo lazarista.

Uma vez ordenado padre ficou como vigário paroquial na catedral de Assis até novembro. Na data de 22 de novembro de 1973 criou-se a Paróquia Santa Cecília em Assis e Dom José Lázaro nomeou o Pe Adalton como o seu primeiro pároco dando-lhe posse oficial nesse cargo a 1 de dezembro de 1973. A partir de então com o pessoal da região ele vai organizar toda a vida pastoral e também conduzir os trabalhos de construção da nova matriz e Paróquia. Vão ser sete anos de intensa atividade com um povo de muita fé e super animado lutando pela implantação da nova Comunidade em todos os sentidos.

No ano de 1980 veio para São Paulo, capital, a princípio apenas para fazer uma experiência de estudos e de pastoral. Isso era para somente ser no máximo três a quatro anos. Em abril de 1980 foi designado pelo Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns como vigário paroquial de Nossa Senhora Lapa. No mesmo ano em novembro foi nomeado pároco por tempo indeterminado pelo meu arcebispo para a mesma Paróquia no centro do bairro da Lapa, que também faz parte da Região Episcopal Lapa. Nesta Paróquia atendeu a muitas solicitações da Região e da Arquidiocese de São Paulo assumindo e desempenhando muitos e diferentes cargos pastorais. Incardinado na Arquidiocese de São Paulo desde os inícios ainda continua até hoje servindo a Igreja e ao povo de Deus na mesma Região e Comunidade Pastoral. Atualmente são 42 anos de vida sacerdotal e 35 anos de Lapa e São Paulo.

A partir de Fevereiro de 2024 foi designado como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Vila Hamburguesa, São Paulo, capital.

Ao Padre Adalton Pereira de Castro, nossas calorosas boas-vindas!


Relação dos Antigos Párocos e Biografias

Lista dos Párocos desde o início em 1960 até hoje:

  • Frei Rosalvo Miranda
  • Frei João Batista de Oliveira
  • Frei José Luiz Gonzaga
  • Frei Cândido Brás Cintra
  • Frei Salvador Belmonte
  • Frei Enéas Berilli
  • Frei Egisto Cansian
  • Frei Antônio Jacinto Gomes Junqueira
  • Frei Antônio Leopoldo Filho
  • Frei João Constantino Junqueira Neto
  • Frei Fábio Freire Nôcal
  • Frei Egisto Cansian
  • Frei Alcimar Fioresi
  • Frei Marcus Vinicius Dorrigo Leite
  • Padre Flávio Heliton da Silva

Agradecidos pela Dedicação, pelo Trabalho Realizado, pelo Cumprimento da Missão e pela história que todos eles escreveram e ainda escrevem no Livro da Vida, rogamos a Deus nosso Pai que dê a Luz e o merecido Descanso Eterno aos que já partiram para a Glória de Deus e muita Saúde, Paz e Luz aos antigos Párocos que ainda caminham nesse mundo de Deus, servindo-o e evangelizando em seu nome. Que Deus abençoe a todos!

Veja na [ Galeria de Fotos ] algumas fotos antigas e novas da Paróquia, onde aparecem alguns de nossos antigos Párocos.

Filhas de Maria com o Frei Rosalvo – 1960

Biografia dos Párocos Antigos

Frei Marcus Vinicius Dorrigo Leite – Janeiro/2019 a Janeiro/2023

Frei Marcus Vinicius Dorrigo Leite, é natural de Castelo, ES. Nasceu a 28 de abril de 1976. É o mais velho de dois irmãos. Seus pais chamam-se Alcides Leite e Penha Dorrigo Leite.

Frei Marcus Vinicius Dorrigo Leite, filho de Alcides Leite e Penha Dorrigo Leite, nasceu no dia 28 de abril de 1976 na cidade de Castelo, sul do estado do Espírito Santo.

Ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida (Capelinha) em Franca/SP, no dia 11 de fevereiro do ano de 1995, onde cursou Filosofia, no Instituto Agostiniano de Filosofia, tendo concluído em 1997.

Em janeiro de 1998 foi transferido para o Convento Nossa Senhora do Bom Conselho, em Monachil Granada, Espanha para a etapa de noviciado emitindo a primeira profissão no dia 01 de janeiro de 1999. No mesmo ano (1999) chegou ao Seminário Teológico “Santa Mônica” em São Paulo para realizar os estudos teológicos na Universidade Salesiana-Campus Pio XI.

No dia 22 de maio de 2004, emitiu a profissão solene nesta mesma comunidade. No final desse mesmo ano, graduou-se em Teologia com o tema: “Igreja: Sacramento de Cristo manifestado na assembleia litúrgica”.

No dia 04 de dezembro foi ordenado diácono em Castelo/ES e em janeiro de 2005 foi transferido para Itaúna/MG, onde trabalhou no Seminário Santo Agostinho e na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. A 29 de outubro de 2005, ele foi ordenado presbítero, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, em Castelo/ES e continuou trabalhando em Itaúna até dezembro de 2007.

Em janeiro de 2008, foi transferido para Ribeirão Preto/SP, onde trabalhou na então Cúria Provincial como secretário provincial e colaborador da Paróquia de São José até dezembro de 2012. Em janeiro de 2013, Frei Marcus Vinicius foi transferido para o então Seminário Teológico Santa Mônica, onde ficou o primeiro ano como prior da comunidade local e depois assumiu a formação até dezembro de 2018.

Frei Marcus exerceu as funções de formador (em dois períodos distintos: de julho de 2005 a dezembro de 2007, no Seminário menor e depois de 2014 a 2018 no Teologado em São Paulo), secretário provincial (de janeiro de 2008 a dezembro de 2013) e conselheiro provincial de (janeiro de 2013 a novembro de 2015). Além disso, está cursando o último semestre do curso de direito na Universidade Nove de Julho, campus Memorial.

A partir de Janeiro/2019, iniciou sua atuação como prior do Seminário de Teologia Santa Mônica -em São Paulo- e pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, região episcopal Lapa (Arquidiocese de São Paulo – SP).

Ao Frei Marcus Vinicius, nossos agradecimentos!


Frei Alcimar Fioresi – Janeiro/2016 a Dezembro/2018

Nasceu no dia 09 de maio de 1975 em Venda Nova do Imigrante no Estado do Espírito Santo.

Filho de Alcino Fiorezi e Rosa Uliana Fiorezi. Os pais são pequenos agricultores na região serrana do estado do Espírito Santo.

Neto de Italianos cresceu na Roça até os seus quinze anos ajudando os pais no cultivo da agricultura.

Ingressou no Seminário Agostiniano Santo Agostinho em Castelo no dia 11 de fevereiro do ano de 1991 com 15 anos de Idade. Enquanto esteve no seminário em Castelo fez o curso de Magistério no Colégio de 1º e 2º grau João Bley.

Em fevereiro de 1994 foi transferido ao Seminário Nossa Senhora Aparecida, Capelinha em Franca para cursar filosofia. Graduou-se em filosofia no ano de 1996 em Franca.

Em janeiro de 1997 foi transferido ao Noviciado no Convento Nossa Senhora de La Candelária em Ráquira, na Colômbia. Terminou o noviciado em janeiro de 1998 e recebeu o habito agostiniano no dia 11 de janeiro de 1998 tornando-se religioso de votos simples.

Em janeiro de 1998 foi transferido ao Seminário Teológico Santa Mônica em São Paulo para estudar o curso de teologia nos Salesianos.

Em 1999 ganhou uma bolsa de estudos no EUA para estudar inglês e continuar os estudos teológicose, assim, foi transferido ao Seminário Agostiniano de Suffern em Nova Iorque onde permaneceu até janeiro de 2001.

Em janeiro de 2001 voltou a morar em são Paulo e pode assim estudar o decurso de teologia graduando-seem Teologia no ano de 2003.

Em fevereiro de 2004 foi ordenado Diácono e foi transferido a Franca para trabalhar na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Desempenhou a função de Diácono ajudando nas celebrações litúrgicas e nas atividades da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Em 04 de dezembro de 2004 foi ordenado Presbítero em Castelo no estado do Espírito Santo. Atuou como vigário Paroquial na Comunidade da Nossa Senhora das Graças até o ano de 2007. Durante este tempo colaborou como professor de filosofia no Instituto Agostiniano de Filosofia em Franca.

Em fevereiro de 2005 ingressou no centro de Estudo Uni-Facef em Franca, SP para estudar psicologia. Graduou-se em psicologia no ano de 2009. Desde então atua também como psicólogo clínico.

Em janeiro de 2008 foi transferido ao Seminário e Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Capelinha como Prior da Comunidade. Durante o mandato exerceu a função de 4º Conselheiro da Província de Santa Rita de Cássia da Ordem dos Agostinianos Recoletos.

Atuou na comunidade paroquial como vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Foi Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida durante todo o ano de 2011. É preciso notar o trabalho desempenhadona diretoria da Conferência dos Religiosos no Brasil do Regional de Franca. Foi diretor do Instituto Agostiniano entre o ano de 2008 a 2012. Participa da diretoria da Radio Vida Nova FM desde o ano de 2008. 

Em janeiro de 2012 foi eleito Vigário da Província de Santa Rita de Cássia. Atualmente é Prior do seminário Nossa senhora Aparecida, Capelinha. Colabora na formação dos seminaristas. Trabalha como vigário paroquial da paróquia Nossa senhora Aparecida, Capelinha. É orientador espiritual da comunidade do Cenáculo em Franca. É diretor do Mensageiro de Santa Rita desde o ano de 2008. Destaca-se seu trabalho com a Juventude, com a catequese e com os meios de comunicação. Atua como psicólogo e diretor espiritual atendendo e orientando muitas pessoas da comunidade de Franca.

Em janeiro de 2016 passou a atuar como prior do Seminário de Teologia da Província na Vila Hamburguesa em São Paulo e pároco da paróquia Nossa Senhora de Lourdes na Região da Lapa, SP.


Conheça a História da Paróquia ]